A Avaliação de Risco é desenvolvida para entender se a contaminação existente na área pode causar risco à saúde humana ou aos bens a proteger, como fauna, flora, entre outros. Essa etapa do Gerenciamento de Áreas Contaminadas deve ser realizada após a Investigação Detalhada.
Nesse estudo são considerados cenários atuais e futuros, ou seja, se atualmente a área é ocupada por uma indústria, é avaliado se há risco para os trabalhadores desta indústria, e caso pretende-se comprar a área para construção de um empreendimento residencial, é avaliado se a contaminação pode causar riscos para os futuros moradores.
Se os resultados da Avaliação de Risco apontarem que de fato há risco aos receptores atuais ou futuros, será necessário elaborar um Plano de Intervenção.
Por outro lado, se os resultados indicarem que não há riscos, deve-se elaborar um Plano de Monitoramento para Encerramento, visando monitorar, por um período, se a situação se mantém.
Confira no nosso site na página de serviços mais explicações sobre as etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas: https://ecoproengenharia.com.br/servicos/
#ecoproengenhariaeprojetos #consultoriaambiental #areascontaminadas #passivoambiental #ARSH #avaliacaoderisco #cetesb #dd38 #meioambiente