17 de maio – Dia Mundial da Reciclagem

O Dia Mundial da Reciclagem é um dia importante para repensarmos nossos hábitos e para relembrarmos a importância da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS – Lei 12.305), a qual foi instituída em 2010 e trouxe grandes e relevantes mudanças para a gestão de resíduos sólidos no Brasil.

Na PNRS não é utilizada a palavra lixo, mas sim a palavra resíduo. O resíduo é todo material descartado resultante de atividades humanas e sua destinação deve seguir uma ordem: reutilização, reciclagem, compostagem, recuperação, aproveitamento energético e disposição final. Outra palavra que aparece é rejeito, que é o resíduo que depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação, não apresenta outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada, ou seja, a disposição em aterros sanitários.

Um dos mais importantes objetivos da PNRS, e que merece ainda mais nossa atenção, nos alerta para refletirmos que, antes de descartar os resíduos devemos pensar na não geração e redução dos resíduos. Um exemplo prático do nosso dia a dia, é o uso de sacolas retornáveis ao invés de sacolas plásticas ao fazer as compras.

Entre os princípios da PNRS, podemos encontrar a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, o que significa que todos, desde fabricantes, comerciantes até consumidores, temos obrigações quanto a minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como reduzir os impactos causados à saúde humana e meio ambiente decorrentes do ciclo de vida dos produtos.

Como consumidores temos o dever de acondicionar os resíduos sólidos adequadamente e de forma diferenciada, disponibilizar adequadamente os resíduos recicláveis e não recicláveis para a coleta ou devolução, como no caso de pilhas e baterias que existem pontos de coleta em mercados e farmácias.

A Educação Ambiental apresenta-se como uma importante ferramenta da PNRS e é definida como “processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

A ECOPRO busca através da Educação Ambiental orientar a sociedade sobre ações sustentáveis que podem ser adotadas no dia-a-dia a fim de preservar, melhorar e recuperar a qualidade ambiental propícia à vida.

Caso surja o interesse em incluir hábitos mais sustentáveis à sua rotina, tornando o local onde você mora ou a sua empresa ambientalmente eficiente e correta, procure a ECOPRO! Temos a solução para você!

Publicado por ECOPRO Engenharia e Projetos

Escrito por Nathália Vegi Bohner e Ricardo Gallinaro Pessoa